21 fevereiro, 2010

Frases

Li uma frase que me deixou muito impressionado: "O que A diz de B revela muito mais de A do que de B." Quase uma revelação pra mim; uma verdade, finalmente enunciada, pareceu bem clara, lembrando das muitas adjetivações que já ouvi na vida. Não me darei ao trabalho de defendê-la, de argumentar ao seu favor; estou satisfeito com as sensações que ela me proporcionou.

Dessas frases prontas, de efeito ou citações, há muitas. Elas têm um pequeno defeito de parecerem teoremas, como "Se queres a paz, prepara-te para a guerra" ou "Tudo termina bem. Se não está bem, é porque não terminou", enquanto na verdade são somente sequências de letras [aqui mando um abraço pro grupo livre] juntadas por um observador local que tentou sintetizar seu pensamento.

Portanto, como todo mundo sabe, não acredite nelas prontamente; seja crítico. E não as use para justificar seus atos, porque nenhuma dessas frases pode justificar o que você é ou o que você faz.

(Outra de que gosto é: se você quer que fique bem feito, faça você mesmo.)

Nenhum comentário: