30 maio, 2011

os prazeres aliviam ou mascaram as dificuldades?

Uma dúvida me perturba demais. Tenho grandes problemas a resolver e também algumas fontes de prazer, tranquilidade e relaxamento na vida. Não sei se esses momentos felizes servem para aliviar a tensão e evitar um estado psicótico ou se na verdade criam fugas temporárias que somente mascaram a dificuldade e a centralidade dos problemas.

Não tenho a resposta, mas sei que mesmo uma questão pode ser muito instrutiva e elucidativa. Por isso, posto.

13 maio, 2011

nossas bandas

Acho que não vivemos bons tempos de música política. Sinto falta de um Legião Urbana ou mesmo de um Chico Buarque na época da ditadura militar (na verdade só peguei os dois depois da onda passar).

Não sei se é porque estou por fora do que é bom, se não estou ligado no que está rolando. Me parece que hoje quem faz letra de protesto no Brasil é rapper (ou toca uma gatorra). Os músicos dos outros estilos musicais somente estão produzindo entretenimento. Será que não há o que falar? Ou estão acomodados demais pra se preocupar com os problemas do país e do mundo?

Arrisco uma hipótese. Hoje é tão fácil produzir conteúdo que nós jovens nos contentamos com nossos blogzinhos.

♬ E vamos celebrar a estupidez de quem escreveu esta escrita. ♬

nossa oposição

Quando eu era criança era super comum ver pessoas criticando o governo na tevê, e elas chamavam a atenção pra coisas que eu passava a entender como ruins (o exemplo clássico: as privatizações).

Isso não aconteceu mais no governo petista (e certamente não foi porque eu deixei de assistir tevê). Eu me pergunto onde estão os opositores (agora, outros) para apontar o que há de errado no governo (agora, outro). Ficam calados, deixando o PT se deliciar com o poder (e o tesouro). Será que desistiram de falar na esperança de obterem migalhas, ou são simplesmente preguiçosos e covardes?

E certamente não faltaria tema. Como exemplos, o desabamento de um túnel (obra do tal PAC; como está a fiscalização?), a inflação em alta, o aumento do preço da energia de Itaipu excendente comprada do Paraguai (vamos pagar o triplo...), obras para Copa atrasadíssimas (e a solução que o governo propõe é enfraquecer o controle das licitações, permitindo muito mais roubalheira), situação caótica dos aeroportos, e muitos outros problemas (incluindo os quase perpétuos do que é fundamental: educação). Imagine se fosse o PT na oposição, a gritaria que estaria se fazendo! Mas não. Não ouço nada. Só grilos.

07 maio, 2011

desculpando-se pelas coisas certas

Tenho uma certa fama (ou melhor, sou e simplesmente transparece) de ser um tanto sincero ou indelicado (dependendo a ocasião). Já comecei muitas frases com "Desculpe a sinceridade, mas...".

Agora acho que não devo mais começar frases assim. Nunca se deve desculpar pela sinceridade! Pode-se sim pedir desculpas (claro, mais como educação que como real penitência) quando uma informação não foi bem dita, quando não se sabe, ou se prefere não falar...

A partir de hoje, minhas frases serão "Desculpa estar fugindo da pergunta, mas..." e "Não precisa agradecer a sinceridade".