05 fevereiro, 2007

Um álbum (musical) de que gostei bastante foi o (do Caetano Veloso, embora ache mais bonito dizer somente do Caetano).
Ou melhor, foi um álbum que gostei bastante de ter baixado. Ou alguém pensou que eu o tinha comprado?
Houve dois aspectos bem chamativos nesse álbum.

O primeiro é o da consciência do Caetano. Ou melhor, da maturidade. De sua condição de homem. Ele não se "oferece" às mulheres (no estilo de fazer aquelas canções-serenatas); muito pelo contrário, se dá um alto valor e se reconhece como um homem - um homem digno de uma mulher. Assim em Outro, em Não Me Arrependo. E ainda ele faz Homem, em que se confirma como homem.
Ah, e além do mais, parece que as mulheres que correm para ele, e não o contrário. Ouça e ache exemplos. Ele é um bom homem (ou competitivo), sabe disso, e assume isso sem alarde. Não acho que se coloque em um pedestral. Somente se assume.
Ah, é bom lembrar que o que alguém canta não precisa ser necessariamente verdadeiro. Ora, é uma obra, é lirismo! Poesia, se alguém quiser.

O segundo é a sexualidade. Nunca ouvi muitas músicas do Caetano ("Caetano Veloso" está arcaico!) para saber se sempre foi assim. Mas chama a atenção. Ele fala de "pau duro" (não que esteja excitado enquanto falasse, óbvio, você entendeu), de "rola" (embora, pessoalmente, acho que não faz sentido [não que não faz sentido, mas não combina, não é propício, sei lá como defino] chamar genitália de um sexo por um nome do gênero oposto; mas tudo bem...). Fala bastante (bom, em duas músicas ele falo algo que nunca ouvi em nenhuma; é bastante) de "mucosas". E justo eu que tinha orgulho dessa palavra que ninguém usava. (Bom, ninguém vai usar isso só porque está escrito aqui, quase ninguém lê. Acho que manterei o orgulho de conhecer essa palavra.)
Há um trecho, na música Odeio, em que ele fala "todas mucosas para mim". Ora, nesse caso, tanto pode significar que as mulheres lhe dão todas as mucosas, ou que as mulheres estão mucosas para ele, o que seria um interessante adjetivo! (Não sei se ele pensou nisso como adjetivo.)
E ainda há certas partes mais sensuais (como ele usa em O Leãozinho, que não é do álbum, mas é dele). Ele enumera partes do corpo, parecendo bem verdadeiro.
Depois descobri que é fácil fazer isso. Vá sentindo e vá escrevendo. Não darei exemplos. (E prefiro não falar mais sobre fazer isso. Não sei se alguém considerará algo falso depois disso. Mas não foi, claro que não! Era só ir pensando e ir sentindo...)

Mais uma coisa (escrevendo depois de ter acabado o post).
Repare (se puder) na parte em que ele fala de página, em Minhas Lágrimas. Repare que, falando lentamente, pá-gi-na tem as duas sílabas, na música, muito iguais ao que seria se ele dissesse va-gi-na. Repare bem!

Nenhum comentário: