17 junho, 2010

Discussões limpas e honestas

Usei, dois posts abaixo, um recurso que acho que não deve ser usado em raciocínios.
Canso facilmente quando alguém afirma que a sustentação do seu argumento é "é assim, eu sei" ou "porque as coisas são assim". Não!
Acho que para defender nossos pontos de vista não devemos usar nenhum truque sujo, nada mesmo. O que for errado pode ser descartado, o correto pode continuar na corrente (pensando aqui um pouco em como se faz ciência atualmente). Ou pelo menos podemos discutir as ideias só pelo que elas dizem (é meio difícil porque sempre é uma pessoa a escrevê-la ou dizê-ma, mas tentemos, não é porque há dificuldades que vamos nos acanhar e deixar de tentar!), e não por quem está falando e principalmente pela certeza que a pessoa transparece ter (ou finge ter).
Canso quando vejo as pessoas defendendo suas ideias como se tudo que tivesse a ser feito seria expandi-la e explicá-la para os outros. Penso que na nossa linguagem (e na nossa expressão, caso você também possa fazer caretas à pessoa) devemos deixar claro que estamos prontos para receber novas ideias (e com elas melhorar nosso pensamento). (Ao menos se você também está a fim de se melhorar. Sempre defendo aqui uma postura humilde. Mas darei ao leitor um voto de confiança; ele não deve visitar meu blog para procurar eventuais erros de português.) Então, nada de querer favorecer nossas ideias: jogo limpo. E assim subimos a torre.

Nenhum comentário: