20 março, 2008

de semelhança

As pessoas usam semelhante como se fosse parecido. Quando digo parecido, não é uma relação de equivalência. Isso porque coisa parecidas a coisas parecidas a coisas parecidas a um objeto podem não ser parecidas com esse objeto. Eu gostaria que semelhante também fosse usado nesse sentido; mas também, se formos ver, temos o equivalente, que é uma palavra muito bonita e clara para indicar uma relação de equivalência. (Igualdade é relação de equivalência, mas é meio trivial, como expus no post passado. Isso porque a gente trata de coisas "iguais", para serem a mesma, e não de coisas "equivalentes".)
(Desconfio que... foi sempre assim, nem tão claro.)
Pois bem: meu recado é que quando se diz que "é a mesma coisa", ou que "dá na mesma", e portanto, supostamente, poderíamos escolher qualquer um. Eu acho isso falso. Não vejo por que. Acho que é só uma desculpa para fazer o mais fácil, o mais cômodo. Mesmo que duas coisas sejam equivalentes em algum sentido, elas não serão iguais. Assim, muito cuidado com as mesmas coisas.

Um comentário:

Eli Vieira disse...

Estou com um nó nos meus giros corticais depois de ler isto...
Abraço