26 fevereiro, 2012

sacolas plásticas

Penso que a proibição da distribuição das sacolas plásticas pelos supermercados não trará benefícios ao meio ambiente. Sacolas plásticas também são usadas para embrulhar o lixo, que é um uso que não pode ser evitado nem abreviado (você não pode reutilizá-las com esse fim). Se deixarem de dar sacolas nos supermercados, vamos ter que comprar sacolas igualmente para acondicionar nosso lixo, não diminuindo o plástico necessário à civilização.

Assim, quando usamos as sacolas para carregar as compras (mesmo que só uma vez), estamos usando ela por uma segunda vez (não cronologicamente), já que também serão usadas para embalar o lixo. Se tivermos que comprar uma sacola, por mais sustentável que ela seja, ela estão sendo comprada (ou consumida) para fazer algo que já era possível fazer antes, sem gastar nem produzir nenhuma sacola.

Acho razoável quando o supermercado dá desconto se você traz a própria sacola de casa. Isso é equivalente ao supermercado cobrar pelas sacolas, o que acontecia, só que antes você era obrigado a pagar pelas sacolas (preço embutido nos produtos, óbvio, assim como o preço da manutenção do supermercado). Acho essa opcionalidade um avanço. E penso que dar desconto, ao menos por enquanto, pelas sacolas pode até ser melhor, para evitar que alguém fique sem dinheiro suficiente para pagar as sacolas plásticas cobradas separadamente por causa de um erro de cálculo. Se o sistema se tornar mais comum, talvez seja melhor fazer o mais lógico: cobrar pelas sacolas também.

Nenhum comentário: