27 fevereiro, 2012

o salário dos professores

Fiquei surpreso quando descobri que o governo pretende elevar o salário dos professores estaduais aqui no Rio Grande do Sul (e para variar, o "sindicado dos professores" reclamou, nem entendi direito). Já retorno à notícia.

Acho que um aumento instantâneo de salário mal ajudaria a educação. Continuaríamos com os mesmos professores, porém melhor pagos. Se quisermos realmente qualificar os professores, precisamos que a profissão seja uma escolha decente para os profissionais capazes, não só no salário como no ambiente de trabalho. Isso só se consegue com uma valorização contínua do exercício docente, deixando a carreira mais atraente. Aumentar o salário dos já professores pode até aumentar-lhes um pouco a moral e dar-lhes mais vontade para lecionar, mas só esse efeito me parece fraco.

A iniciativa do governo é dar aumentos progressivos aos professores até 2014. O chato é que a política pode ser interrompida, mas teve-se o bom senso de não se fazer planos para o próximo mandato (na verdade, depois disso, se não me engano, o aumento fica por conta de um índice dependente da inflação). Dessa forma, não há um grande revés repentino no orçamento e ao mesmo tempo prepara-se o terreno para que futuros professores abracem a carreira. O aumento foi muito bem não dado instantaneamente, para que o seu custo para o erário passe a valer quando mais o investimento trouxer os maiores benefícios, isto é, quando a carreira de professor passar a se tornar uma melhor opção no mercado.

Um comentário:

Fischer disse...

Observação. Agora sei que os professores (mais precisamente, o CPERS) reclamam da medida porque ainda com esse aumento o governador está pagando abaixo do piso determinado por uma lei federal.