13 março, 2012

Uma explicação para a massa e para a constante de Planck

Acho que encontrei uma boa razão para o aparecimento da constante de Planck  nas equações da física, e uma outra razão para a massa.

A constante de Planck surge porque na equação de Schrödinger aparecem várias grandezas que podem ser medidas através de várias unidades. Precisamos da constante para igualar termos que de outra forma não poderiam ser iguais, como metros e segundos. (A constante é um número diferente conforme as unidades escolhidas. Afinal, uma coisa não pode ser igual ao mesmo número de metros e centímetros, a menos que este seja zero.) Assim, é natural que haja na equação de Schrödinger um termo destinado a cancelar grandezas de tempo, energia e extensão, e também é compreensível que se escreva como h em vez do número em determinada unidade.

A massa era um grande mistério para mim. Hoje a aceito bem melhor. Basta imaginar que as partículas (ou ondas, ou coisas) não satisfazem somente uma equação de Schrödinger, mas sim uma família a um parâmetro de equações, e este parâmetro é um número complexo que chamamos massa da partícula. É um número muito importante, e consequentemente aparece em outras equações ou expressões. Aliás, esse modo de ver as coisas nos faz aceitar que a massa possa ser negativa, nula ou complexa não real - é só uma outra equação que a partícula está satisfazendo.

Nenhum comentário: