23 dezembro, 2007

Sócrates hoje

Se houvesse um Sócrates hoje que se dispusesse a conversar com as pessoas, inclusive os que se pretendem intelectuais, ele provavelmente chegaria às mesmas conclusões de que chegou o Sócrates "histórico". Ele acharia que as pessoas na rua sustentam uma opinião sem ter o mínimo conhecimento do assunto.
Mas acho que não existirá um novo Sócrates: os pretensos intelectuais já se isolam em clubes, ficando assim blindados a um questionador externo, que não é do clube. Afinal, o que importa é ter a opinião parecida (da moda), e só isso. E Sócrates não encontraria pessoas interessadas em filosofia ou em humanidades, mas sim interessadas em si mesmas, esperando o ônibus, e com medo de um barbudo mal vestido.
Para vocês verem como agora somos protegidos contra essa influência.

Um comentário:

Eli Vieira disse...

Se houvesse um Sócrates hoje, o acusariam de corromper a juventude. :D

Ele seria um grande constrangimento em festas de família. Comemoração do Natal por exemplo: ele não calaria a boca e ficaria questionando o porquê disso tudo afinal.

As pessoas, com suas opiniões frágeis e lábeis, porém devidamente imperturbáveis - se é que se pode chamar isso de opinião - ficariam todas incomodadas, cheias de comentários e observações de soslaio entre si.

Pois quando o predador ataca, as presas se unem em grupos para terem mais chance de sobrevivência.

Abraço!