16 fevereiro, 2008

o homem como vetor

(Conhecer álgebra linear ajuda no que virá.)
Talvez isso seja uma aproximação horrenda, mas de qualquer forma seria um modo de pensar em como o homem é. Cada homem poderia ter associado a si valores em várias escalas, um valor para cada escala. Provavelmente valores reais, porque mesmo sempre existindo racionais entre dois outros racionais, nem sempre seqüências de valores racionais têm algum limite racional. (Um exemplo: (1/1, 2/1, 3/2, 5/3, 8/5, 13/8, 21/13, 34/21...) é uma seqüência de racionais com limite a maior raiz da equação x² - x - 1 = 0 [o PHI do livro "O Código Da Vinci"], a qual é um número irracional.)
Mas bem, tendo cada homem um valor em cada característica básica, talvez os valores de outras características sejam dependentes (mais precisamente, como combinações lineares) de outras características.
Assim, poderíamos descrever características "complexas" como um vetor (para fazer o produto interno com as características básicas do homem). (Se pensássemos também em características como elas mesmas vetores de informação, precisaríamos somente de uma matriz.) E poderíamos nos perguntar: qual a dimensão do homem (significando, claro, quantas "coordenadas precisamos para descrever um homem")?
As características extras, embora determinadas pelas outras (as básicas seriam uma base) também poderiam servir de parâmetro. Aliás, as características básicas poderiam ser quaisquer N (onde N seria a dimensão), desde que fossem vetores linearmente independentes. Seria um conhecimento legal.
Pode parecer estranho, mas também as cores podem ser descritas por coordenadas. Por exemplo, matiz, brilho e saturação. Ou o sistema R(ed)G(reen)B(lue). Mas a impressora usa quatro cores, podendo produzir qualquer cor existente (embora a minha não consiga imprimir cores de verdade). Isso porque uma é combinação linear das outras (o preto serve para economizar as outras tintas. É como se ele fosse uma combinação linear das outras, com valores 1,1,1).

(Isso é exageradamente determinista. Mas veja que é belo e simples. É só uma idéia para exercício.)

Nenhum comentário: