15 agosto, 2008

Primeiro corredor: Significado de letras e palavras

Uma coisa que acho importante e da qual estou um tanto convencido é o fato de as palavras que dizemos serem aleatórias. No sentido de que qualquer um pode formar qualquer frase. Ora, isso traz grandes entraves à tentativa de estabelecer algo que seja verdadeiro - o verdadeiro seria expremível? Se sim, em todas as línguas humanas?
É uma questão pertinente, eu diria. Acho que as palavras não têm muito significado além dos indícios que elas dão; a pessoa que ouve entende algo (falo inclusive das frases como 'Tem alguém sentado aqui?') e é essa a comunicação existente.
Acho que não faz sentido definir algo absoluto do qual as palavras tentam se aproximar; talvez por essa falta de definição esse algo absoluto não exista. Em outra forma, o que há são as diferenças, não o absoluto (o "potencial").
Sem palavras, é difícil estabelecer alguma verdade. Podemos arriscar-nos aos símbolos, 'a=a sempre', mas aí o que significa sempre? O mesmo que always ou tunstuns? Como podemos nos apegar mesmo aos símbolos? Pode-se pensar que são absolutos, que o '=' remete a uma idéia existente e sem enganos, mas isso também parece vir da um pedaço da razão humana. E a razão humana é irracional ou racional?
Acho que qualquer frase pode ser escrita e dita. Inclusive, por um processo aleatório, se deixarmos letras sendo escritas de modo randômico por um tempo suficientemente grande, escreveremos qualquer combinação de símbolos "em quase todo caso". Assim, como dizer o que há sentido, e o que tem veracidade? Sério, é complicado.
Se pensarmos que as palavras servem para comunicação e, a bem dizer, elas cumprem esse papel, talvez não haja nada para falar-lhes mal. Alguns gestos também têm essa finalidade, e não se esperam sentenças definitivas deles.

Um comentário:

Thai disse...

Ninguém mais lê nossos blogs!
(Nem nós mesmos.)