15 agosto, 2008

Quarto corredor: Arbitrária e suficientemente grandes

Agora um post um pouco mais burocrático: ele vai explicar algumas coisas que escrevo. Principalmente o que está no título.
Arbitrariamente grande e suficientemente grande são conceitos que eu chamaria matemáticos, por envolverem ordem. Abreviaremos eles por comodidade. Aliás, eles foram as palavras que, quando comecei a abreviar, vi a importância disso (senão não conseguia acompanhar a aula, ou às vezes a mão não seguia o pensamento). Palmas para elas. (Na verdade ficou feio em letra de computador, por isso não abreviei.)
Dizer que há coisas arbitrariamente grandes, ou exigirmos que sejam assim, significa que para qualquer objeto semelhante, há um melhor, maior ou mais grande (o que se encaixar). Pegando um exemplo matemático, há números pares arbitrariamente grandes; pra qualquer número dado, pode-se achar um maior que seja par.
No caso de algo ser suficientemente grande, exigimos que, a partir de um momento ou de um nível, o que se encaixar melhor, todos cumprem aquilo. Assim, os números suficientemente grandes, ou bastante grandes, são positivos.
Pode parecer abstrato, mas o que queremos dizer com 'Há sempre alguém melhor do que você' é que há pessoas arbitrariamente boas (essas palavras escritas assim não parecem o que eu quis dizer, para quem só observa essa frase). Já frisei aqui que muitos gostam de dizer que "é só fazer isso para conseguir aquilo"; todos esses são exemplos de suficiência, de bastância, por assim dizer. Diz-se que cada um tem seu preço; então para ofertas suficientemente grandes se pode subornar uma pessoa.
E os corredores... são os corredores de um revezamento quatro por quatro, que chega ao fim agora.

Nenhum comentário: