15 agosto, 2008

Terceiro corredor: Aleatoridade

Pense também em o que é um acontecimento aleatório. Pergunto se pode haver um modo de obter algo aleatório.
Quando jogamos par-ou-ímpar, fazemos algo aleatório? Aqui acho que não; acho que acabamos nos decidindo, mesmo que sem perceber. Tanto é assim que eu sempre ponho 1 ou 2. (Oh, revelei minha tática...)
Mais difícil é pensar se o computador pode gerar um número aleatório. O que é isso pra ele? Afinal, ele tem uns bits exatos, umas partes magnetizadas e outras não. Quando se gera o aleatório? Dois computadores gêmeos, em que sempre se fez exatamente a mesma coisa (mesmas digitações e mesma travessia do ratinho ao mesmo tempo) darão a mesma resposta quando pedirmos (digamos que para embaralhar as cartas de um jogo) para obter um resultado "aleatório"? Eu realmente não sei, não sei nem o que deveríamos esperar. Na verdade os dois computadores não serão iguais, acho que cada placa tem um número único, mas não sei o que influencia. Mas então, se fabricarmos ambas peças com o mesmo "código do fabricante", o que vai acontecer? Não tenho idéia mesmo. Nem dois computadores tratados tão simetricamente para testar.
Mas oh, aleatório, daonde vens? Há mais aleatórios entre o céu e a terra do que pensa a nossa filosofia?

Nenhum comentário: