04 julho, 2008

altruísmo e normalidade em Porto Alegre

Vivendo conforme o tempo passa, nem mais nem menos, fico com a impressão de que não vale muito a pena ser honesto, nem ser altruísta de alguma forma. Vivo em uma cidade que é mais hostil que Encantado (meu torrão, terra de farta produção); não sei se as pessoas são diferentes. Aqui em Porto Triste, devido à concentração de pessoas e exatamente por isso, eu diria, é menos escondido que cada um deve cuidar da sua vida. Quer dizer, falo isso porque não tenho um ambiente familiar nessa cidade, então pode ser que a situação seja bem diferente. Mas o que eu penso, de fato, é um leve peso em uma balança (no sentido geral; lembre-se que há pontos arbitrariamente próximos de zero), mas ainda assim conta. (Isso da balança é o seguinte, ilustrando com um exemplo: Ronaldinho Gaúcho tem uma certa aceitação, ou poder de imagem, aqui no Brasil. O fato de eu deixar de gostar dele ou passar a gostar altera ligeiramente esse índice.)
Uma coisa que se vê sem muito esforço são frases que querem dizer que o autor é anormal, incomum, diferente dos outros. Falo sem esforço porque muitas vezes o que se precisa fazer é visitar um perfil de um site de relacionamentos, e uma frase assim é lida sem querer. (Esse é um bom sentido para "sem esforço". Às vezes essa expressão é usada para algo que está facilmente à mão; eu estou usando como ocorrência inesperada.)
É bem tentador tentar se clamar incomum. A forma mais fácil é chamando os outros de normais. Pode-se dizer que pessoas normais fazem filhos com pessoas normais, e outras coisas também, como que uma pessoa normal não fará falta ao mundo quando morrer. Pode-se também preparar isso para dizer, quando for necessário (mesmo assim, se prepara mal... ao menos eu não consigo "atirar" justamente quando a condição fica satisfeita; meu gatilho falha).
Por esses motivos eu evito um desabafo que poderia sair acerca da maioria das pessoas, que seriam quase todas menos eu. Incluo-me no grupo, então, que passa a ser de todas as pessoas. Tentar as atitudes corretas, ou de alguma forma ser ético, parece que está ultrapassado, e então tentarei não usar esse tipo de coisa para me diferenciar. Se bem que os pensamentos são dificilmente evitáveis.

Nenhum comentário: