29 dezembro, 2008

Eu não descendo do macaco.

E fui criado pelo Deus Nosso Senhor Eterno Do Universo Dos Raios Megatons E Do Kame-Hame-Ha? Não!!!

Quero dizer que muitos críticos da teoria evolucionista não sabem direito com o estão lidando. Não entendo tudo de evolução, mas considero que entendo o bastante, ao menos acho isso porque tenho uma idéia clara do que seja.
Na verdade o que a evolução diz sobre os humanos não é que descendemos dos macacos. Ela diz que nós e os macacos temos ancestrais comuns (embora não tão antigos como os ancestrais comuns dos lagartos e de nós). Se esses ancestrais estivessem vivos, provavelmente seriam chamados de macacos, embora não fossem os macacos atuais nem os humanos atuais.

Alguém disse, numa palestra, segundo um livro de Richard Dawkins, que é um grande, talvez o maior, defensor do evolucionismo hoje, que as frases deveriam ter muitas vírgulas. Quer dizer, alguém disse que "Outro aspecto interessante da teoria da evolução é que todos pensam que a entendem!". (Frases semelhantes sobre a física quântica já foram ditas.) Eu não penso assim, acho que dá pra entender a idéia do processo da evolução. E esse pensamento meu corropora a frase dita por tal pessoa, naquele momento, citado em tal livro por tal autor.

Isso lembra uma frase dita por um certo professor de um tal de Giovani: "A filosofia é uma coisa tal que sem a qual o mundo continua tal e qual." Até que é engraçadinha. (Só para estragar o post, que até então, mereceria graves críticas por ser muito sério.)

Um comentário:

Eli Vieira disse...

Suas intuições sobre a teoria da evolução estão acertadíssimas. Palavra de biólogo.