08 julho, 2009

Erros na série Harry Potter

Este post será sobre os erros de continuidade ou estranhezas que podem ser consideradas um erro/engano pela escritora, como se ela esquecesse algum detalhe, ou se contradissesse. Este post será modificado.
Claro que eles passam, e as atitudes são moldadas pra dar prosseguimento à história. Pegando um exemplo dessa coleção, Harry Potter podia ter avisado a Severo Snape quando ele achou que viu Voldemort torturando Sirius no Departamento de Mistérios, mas ele, Rony e Hermione simplesmente esqueceram. Assim como esqueceram do vidro quebrado que Sirius havia dado a Harry no Natal, a fim poderem se comunicar com segurança. É bem diferente dum RPG, em que os jogadores nunca fazem o que o mestre pretende (ao menos das poucas vezes em que fui mestre), e são livres pra fazer o que quiserem, não se restringindo ao que é mais fácil ou dá os melhores contornos à história.
Mas chega de preliminares.

O primeiro erro marcante que percebi foi quando Bartô Crouch (o filho), fingindo ser Olho-Tonto Moody, interferia na última prova do Torneio Tribruxo. Pelas noções comuns de magia do universo criado pela autora, mesmo um adulto não poderia ser tão eficiente executando feitiços através da sebe sem ser descoberto. Além disso, conseguiu lançar uma Imperius lá no meio (acertando em Vítor Krum), o que não é sempre que ocorre.
Além disso, ele conseguiu passar o ano sem ser descoberto. Teve muita sorte de pegar o Mapa do Maroto de Harry. E surpreende que o verdadeiro Moody deu informações a ele (de como se comportar) enquanto estava preso no malão. Ele podia ter se negado, sacrificando a vida por algo maior, ainda mais que ele fez parte da Ordem na época dos pais de Harry. E além disso, Rabicho e o Crouch conseguiram pegar o verdadeiro Moody em casa, ele que é um auror (forte).
Tudo era possível e improvável; de qualquer forma foi o que ocorreu.

Uma coisa estranha foi o comportamento de Sirius Black quando a Harry, Rony, Hermione e ele estão na Casa dos Gritos. Ele se comporta como se fosse matar um deles. Sabe, se ele sabe que não foi um assassino, não precisa ameaçá-los, nem brigar com Rony, nem agir daquela forma esquisita. Achei bem confusa aquela parte do terceiro livro.

Rabicho é sempre tratado como um bruxo fraco ou médio, que gostava de adular os outros. Mas então como foi que ele explodiu uma rua inteira matando 13 pessoas? Isso com a varinha escondida, às costas. Putz, nem Voldemort conseguiu explodir uma bomba assim. Ninguém mais fez isso.
Também foi estranho Sirius ficar rindo como um louco após o ocorrido. Claro que isso foi um relato de um personagem (sujeito a distorções), mas de qualquer forma pareceu um pouco forçado pra formular a imagem de Sirius.

Por falar em Voldemort, ele passa mão no rosto de Harry logo que recupera seu corpo, no quarto livro. Carinhoso demais. Passa a mão no rosto e depois tortura e tenta matar. Podia ter dado um soco em Harry, ou uns tapas, em vez de um meigo toque no rosto. Ou será que ele era tão nobre a ponto de não dar dano com meios não mágicos?

Outra estranheza é, no dia em que Voldemort (na época em que ele estava como um bebê) e Rabicho invadem a casa dos Riddle, o dia era de pleno verão e as lareiras estavam acesas. Claro que não é exatamente contraditório, pode fazer parte da tradição das pessoas no universo dos livros, mas gostaria de saber se a autora se flagrou disso.

No sexto livro, Malfoy tem a oportunidade de matar Harry quando o pega no Expresso de Hogwarts. Nem que não fosse com magia, poderia fazer alguma coisa. Contudo, não o faz. (Talvez Voldemort não gostasse.)

10 comentários:

Anônimo disse...

tem algumas coisas ai que nao sao erros, por exemplo:
se o verdadeiro moody deu informaçoes ao falso, CERTAMENTE foi sob efeito da imperius
e foi um auror forte contra um comensal forte, batalha justa

poxa, sirius acabou de voltar de azkaban, nao está nem ligando, u nem sabe mais o que sao boas maneiras depois de tanto tempo perto de dementadores

rabicho, mesmo fraco, ainda era um bruxo. explodir uma rua nao deve ser tao doficil assim sds

voldemort apenas "acariciou" o rosto de harry, pois sabia que s
o de chegar perto a cicatriz de harry ja iria doer MUITO

se draco tivesse matado harry no expresso de hogwarts, voldemort teria o matado de certeza. draco tinha que matar dumbledore, nao harry. voldemort eh que qeuria matar harry, e com sua própria varinha

bem, é isso

Stephanie disse...

O erro que mais me irrita é:
No dia em que foram atacados por Voldemort porque Tiago e Lilian não desaparataram? Já vi dizerem que era por causa do feitiço Fidelius, porém, só não se desaparata em uma casa com o Fidelius para que não seja quebrado o feitiço e a pessoa seja descoberta, mas Lilian e Tiago já haviam sido descobertos, portanto não faria diferença.
Como é que a autora me cria uma história grandiosa dessas com tamanho erro logo no começo???
Obs:. Sou muito fã de HP.

Alexandre disse...

Stephanie,

o feitiço Fidelius não tem relação com desaparatar na casa. A casa do sirius, por exemplo... permitia que desaparatassem e aparatassem dentro, para dentro dela. Já quando alguém desaparatava fora, aparatava na PORTA da casa e assim entrava. Alguns lugares (como Hogwarts) tem magias que não deixam desaparatar. A fato de a Hermione ter aparatado e mostrado o lugar da casa do Sirius para os comensais que estavam no ministério, foi pq o fiel do segredo morreu. Quando isso aconteceu, todos que sabiam se tornaram fieis do segredo, podendo indicar o local, se quisessem.

Porém, o maior erro creio que aconteceu relacionado ao Feitiço Fidelius. O feitiço faz com que só o Fiel do Segredo possa contar onde fica o local. E não funciona somente pra bruxos... o Monstro, quando fugiu, não conseguiu contar onde era a casa do Sirius. Porém, quando o Dobby foi salvar o pessoal na casa dos Malfoy, o RONY disse para ele levá-los para a casa do Gui e ainda disse onde ficava. Porém, ele nunca foi o fiel do segredo... não poderia ter dito.

Anônimo disse...

Só corrigindo uma coisa no comentário do Alexandre. Algumas criaturas mágicas possuem a capacidade de se transportarem independentes de magia.

Um exemplo disso é os Elfos Domesticos, como pode ter percebido que eles se teletransportam dentro de Hogwarts. E outra é a Fênix :D

Anônimo disse...

uma coisa que estou em duvida,
quando o voldemort foi martar os potters, ele primeiro matou o tiago e depois subiu p matar a lilian e o harry?
c sim, pq no calice de fogo no cemiterio, qnd ele retorna e as varinhas c conectam, primeiro sai o tiago e depois q vem a lilian? se era d traz p frent e a lilian morreu depois do tiago, ela deveria ter saido da varinha antes nao?

Nat Diggory

Fischer disse...

Tem certeza, Nat Diggory?
Posso conferir na versão original em inglês, mas aqui na minha a Lilian sai antes do Tiago.

Anônimo disse...

Acho que Lílian sempre sai antes de Tiago, só que quem fala primeiro é Tiago.

Grazy disse...

Bom, inconsistencia estranha mesmo nem são as falhas que vi aí, o que eu achei bizarro foi ter dito que Dumbledore e Flamel fizeram a pedra filosofal juntos quando Dumbledore tem cento e poucos e Flamel tem seiscentos e muitos anos '-'

Anônimo disse...

Só complementando, quando sirius está falando daquela forma para eles, se refere à rabicho que esta sendo segurando por Rony.
Ricardo.

Cami disse...

Bom, vamos lá.

Primeiro: Stephanie, é dito nos livros que, quando Voldemort entrou na casa dos Potter, ele viu o Tiago SEM VARINHA e Tiago disse "Lilian, é ele, pegue o Harry e vá"... Portanto, Tiago não poderia aparatar pois estava sem varinha. Não é sabido se Lilian estava com a varinha a mão, portanto não podemos afirmar que ela não tenha pensado nisso... em pegar o Harry e aparatar... Não é dito onde a varinha dela estava. Portanto, não é um erro.

Nat Diggory, você está absolutamente certa. Isso foi realmente um erro. JK Rowling já disse que ela tinha escrito certo, porém seu editor americano se confundiu e disse que estava errado, então a JK mudou sem perceber o erro.

Grazy, em nenhum momento é dito que Dumbledore e o Sr Flamel fizeram a Pedra Filosofal juntos. O que é dito é que eles realizaram um trabalho de alquimia juntos...

Quanto ao texto...

Sirius ficou rindo como um louco pq ele sabia exatamente as consequências da situação, ele sabia exatamente o que tinha perdido.

Voldemort passa a mão no rosto de Harry apenas para provar que agora ele consegue encostar em Harry sem sofrer nenhum tipo de dor/dano. E os bruxos não costumam recorrer a meios trouxas, como soco, tapa, etc.


Era pleno verão aonde? Dia 31 de Outubro é outono na América do Norte e já está frio pacas.

E Malfoy nunca teve intenção nenhuma de matar o Harry. Eles se odiavam, mas não a esse ponto. Tanto que, quando Malfoy teve a oportunidade de matar o Dumbledore, a mando de Voldemort ele não o fez. Malfoy é ruim, mas não tanto.