11 maio, 2008

do homem como vetor

Naquela idéia de que cada pessoa poderia se exprimir como uma quantidade em uma característica (e outras idéias melhor discutidas [apesar de links parecerem mais adequados para blogs movimentados]), acho que conseguiria identificar ao menos duas destas características.

Uma delas é o quanto se agrega aos seus erros. De outra forma, o papel que os defeitos proporcionam na definição da individualidade da pessoa. Pode-se tanto admiti-los e agregá-los, fundando sua personalidade em cima deles ("sou assim e deu, e posso falar disso para os outros sem precisar me desculpar, pois este sou eu"), ou vê-los realmente como defeitos que possam ser eliminados ou amenizados. Encaixo-me mais no segundo tipo (embora, como eu gostaria que ficasse claro, há uma infinidade de opções entre um e outro, e além e depois desses, assim como são os tons entre verde e azul marinho): penso que posso realmente mudar (esse é um dos meus pensamentos mais importantes; guarde bem isso), e que algumas coisas que faço não são realmente as mais corretas, mas que de alguma forma eu poderia melhorar nelas.
Aliás, repare que isso carrega uma crença de que há melhores e piores atitudes (o que é diferente, claro, de simplesmente assumir que há diferenças [o óbvio também deve ser escrito, dizia um professor meu]).
Então, parece-me algo interessante.

A segunda característica (um segundo eixo) segundo (que palavra insistente!) a qual as pessoas poderiam se posicionar por quanto "não-justos" elas aceitam que sejam alcançados seus objetivos. De outra forma, por que meios se prefere fazer uma coisa. Falo mais de coisas que envolvem pessoas, e algo social, talvez como empresas, e coisas que sejam razoavelmente importantes (bem mais do que mascar um chiclé). Algumas pessoas preferem (ou melhor, estão acostumadas) a seguir os métodos mais padrão; outros os mais escusos, que envolvam algum joguinho (às vezes uma vantagenzinha).
Não sei (ou melhor, não tenho certeza) se algum desses tipos se dá melhor do que o outro. Talvez o segundo...

Nenhum comentário: