14 fevereiro, 2009

sem motivos para mudar

Depois de mais crescido (falo isso porque muitas idéias hoje entram em conflito com as antigas, como praticamente tem que ser), acho que não dá pra tentar mudar as pessoas e também que não vale a pena.
Acho que se alguém é "feliz" do jeito que é e não sente vontade de mudar, nada se pode fazer. (Essa frase é mais conhecida para fumantes. Sempre se diz que a família ou os amigos não podem fazer um fumante abster-se do seu vício a menos que este último queira.) Isso é um pouco triste, porque as pessoas ficam presas ao que pensam. (Então deve ser triste também ser um "racionalista" como eu.) Talvez o mundo fosse melhor (sabe-se lá como vamos medir isso) se as pessoas fossem mais dinâmicas e abertas. Então eu penso comigo mesmo: sou dinâmico e aberto?
Em resumo, para mim é mais época de respeitar o "ser" alheio do que tentar alterá-lo.

Tá, e esse post é quase o contrário do pregador anterior. Mas tá beleza, tá tri, às vezes é bom postar como quem não quer nada...
O blog não tá muito bom. Mas se você quer ver um post legal, veja este do blog "parceiro" Tetrapharmakos in Vitro. É pelos motivos ali apontados que sou ateísta e apoio (mas não financeiramente, tá louco!) pesquisa científica (embora pense que muitas vezes a básica, voltada ao maior número de pessoas e não ao maior capital, seja mais útil) mesmo sabendo que ela será sempre incompleta.

Um comentário:

Marcelo Ribeiro disse...

fale, rapaz! tudo bem?
acho que a melhor postura a se tomar, em termos religiosos, é a do agnosticismo [concepção filosófica segundo a qual não se pode atribuir valores de verdade ou falsidade quanto à existência de deus]. é um tanto "posição neutra", que eu acho filosoficamente coerente, uma vez que não existe critério de verificabilidade para o tal. pois é, rapaz: estou mesmo distante...preciso, urgentemente, me encontrar.

até quando você fica no rio?
[espero que você leia isso ainda por terras de cá].
meus abraços.