12 abril, 2009

da troca de livros

Acho honoráveis atitudes que se propõem a distribuir livros, ou fazer com que algum livro circule pela população. Uma delas é trocar livros; isso pode ser feito deixando-o em um banco numa praça para que outra pessoa o pegue, e há também bibliotecas que fazem isso, de você dar um e retirar outro. Os efeitos são sem dúvida legais, e já os citei. Mas acho muito difícil me desfazer de um livro: fico contente em saber que eles estão à minha disposição para serem lidos de novos (alguns não vale a pena...). Tem o da energia nuclear, O Gene Egoísta, os da Alice... Que pena um egoísmo (o consolo é que é do gene!) e apego meu impedir a prática de um ato culturalmente saudável. Mas sou assim.

(Pratico a troca com jornais, que são diários, podendo pedir um de alguém ou largar um meu. Faço isso no ônibus, às vezes.)

Nenhum comentário: