16 abril, 2009

Os adultos

A coisa mais importante sobre os adultos é que não é fácil mudá-los, e que isso até deixa de fazer sentido. Pessoas mais velhas se reconhecem como existentes e falhas, e respeitam as diferenças, os defeitos e as manias. É difícil condenar uma pessoa pelo que ela pensa; se ela não acha tão bom respeitar o pedestre, ou acha que o papel que joga no chão é irrelevanete, o que se pode fazer? Os adultos estão velhos para mudar seus hábitos e pensar as suas atitudes; pode-se muito bem tentar nem mudar mais, conservando os antigos hábitos e vícios.

Isso abre caminho para alguém fazer uma coisa divertida: pode ser diferente com diferentes pessoas. Pode-se variar o jeito de ser com a pessoa, às vezes representando uma pessoa que não é, por motivos quaisquer. Ninguém pode julgar os motivos como de mau caráter, ou inúteis; cada adulto pode escolher ser como quiser, inclusive fingir momentaneamente.

Pessoalmente prefiro estar aberto a mudanças. (Em parte é por isso que uso muito gerúndio para descrever como sou, ou melhor, como estou sendo.)

Nenhum comentário: