10 abril, 2009

Viver

Vejo que não sei como viver, e que a cada momento a vida é diferente que não há padrão nenhum para seguir. (Ou é uma lógica maluca que não entendo? Não vale a pena fingir ignorar algumas cosias somente para ser mais poético.)

Viver é pesado. It's so heavy. Viver é aquilo de que a gente não pode se abster de jeito nenhum, sob o risco de não existir e não ser chamado gente. Aqueles choros que acontecem, o corpo que não quer levantar da cama, tudo faz parte. As sensações são muitas e indescritíveis. Um julgamento ou uma análise mais precisa são dispensáveis, seguer queridos. Viver é forte.

Na última viagem de Porto Alegre (que tem Gay Port ou Porto Triste como outros possíveis nomes) li alguns contos da Clarice Lispector. Nada que eu entendesse muito bem, mas compreendi mais que alguns contos de ambiente gótico-depressivo do Caio Fernando Abreu, me parecia haver mais conteúdo. (Gostaria de ter convivido com a Clarice, de ter influenciado um pouco ela, mesmo ela não deixando transparecer nada de sua vida pessoal pelas estórias.) Lendo-a, percebo que não consigo imaginar de forma alguma o que é vida para uma outra pessoa; meu cérebro não tem esse poder de simulação. O que dizer de uma menina que "começou a ser amada, suportando o sacrifício de não merer, apenas para suavizar a dor de quem não ama"? Não sei, é tão complicado pensar na trajetória de alguém e imaginar o que esse alguém pensa sobre relacionamentos, sobre o que é amar, se vê entrega em um caso amoroso, ou o que pensa de ser parceiro em um caso desses. São fantásticos esses assuntos. Infelizmente não é fácil debater com alguém, isso não é coisa que se faça.

Dizem que é difícil viver como uma mulher. Eu devo concordar, porque não imagino nem um pouco como pode ser. Até tento imaginar como pode ser a vida de um cachorro ou de um macaco, e parece que por alguns poucos momentos consigo me "emular" um. Mas outro ser humano é demais.

Disseram que não se deve perguntar a idade de uma dama. Mas ainda existem damas? Acho que se quisermos realmente mulheres de novo milênio elas não devem ser consideradas donzelas dessa forma. Tratar bem é diferente de tratar como relíquia, jóia ou objeto [caso mais comum].

E pra ti, o que são teus amigos? O que é passar o tempo? Você merece as atenções especiais que recebe, ou se adequou a ser assim?

Nenhum comentário: