23 outubro, 2006

da Fama

As pessoas famosas são glamourizadas, postas acima dos outros, endeusificadas. Aliás, quem faz isso são os próprios famosos, vide Faustão, talvez a fim de dar sustentabilidade para o próprio grupo. Mas não é esse o enfoque.
A fama mais prejudica do que favorece, ou talvez esses famosos estão se dando melhor do que imagino. Mas vamos considerar que não estão tão bem assim. Afinal, eles são mestres na arte de sorrir.
Há o caso do Grigori Yakovlevich Perelman, um matemático russo. Ele provou a conjectura de Poincaré, que todas as superfícies de característica de Euler-Poincaré 2 são homeomorfas à esfera. Ele recusou o prêmio de um milhão que seria oferecido a quem resolvesse esse problema, e também já disse que não vai na premiação da medalha Fields, que é algo como o Nobel da Matemática. Um cara bem alternativo. Vejam o argumento dele: ele falou que, enquanto pobre e desconhecido, ele pode dar sua opinião e ninguém vai se importar nada com que ele disser. Se ele fosse rico e famoso, qualquer coisa que ele falasse poderia virar notícia, principalmente como fofoca, e ele não queria isso. Aliás, depois de apresentar sua solução para o problema, apresentar ela em vários eventos, ele sumiu, não responde e-mails, cartas, recusou todas as propostas de universidades. O que ele faz? Simples, vive na floresta russa coletando cogumelos.
Melhor pra ele. Melhor viver sua vidinha do que servir de objeto para comentários. Querem um exemplo? Ah, esqueçam, a fonte absolutamente não é confiável.
Uma história não é argumento. Mas recomendo pensarem. Afinal, ninguém cresce se a comida é ingerida através de fios alimentadores. Quer dizer, até que cresce, mas... será que vale a pena?

Nenhum comentário: