24 outubro, 2006

Vantagens E Desvantagens

Há uma certa mecânica imponderável sobre as vantagens e desvantagens.
Antes de começar a falar, quero definir algumas coisas. A letra 'V' isolada significará "vantagem" e a letra 'D' significará "desvantagem". Um 's' depois de uma letra V ou D nas condições acima indica o plural. Agora podemos começar.

Basicamente, as Vs resultam em Bs, e vice-versa, de forma que Vs e Bs perdem todo o seu sentido e significado (e diferenciação). Muitas vezes, justamente uma B contínua gera um V repentina. E todas as combinações trocando 'B' por 'V' e 'contínua' por 'repentina' na frase anterior também geram sentenças válidas, ou melhor, verdadeiras. Exemplos não faltam.
Por exemplo, imagine um time gaúcho campeão do mundo que tenha jogadores expulsos com freqüência. A princípio isso é uma D. Mas acontece que justamente por jogar com menos jogadores, obtendo certa D nesses jogos, pode acontecer um efeito positivo, uma V, de o time aprender a jogar bem com dez e arrebentar quando está com onze jogadores.É possível que, se houvesse uma medida coerente para Vs e Ds, seria de se esperar que a medida da D de jogar com menos homens tivesse uma medida que se anulasse juntamente com a medida da V de jogar com onze jogadores tendo jogado algumas vezes com menos. Aliás, isso, claro, supondo a medida coerente que pessoalmente não acreditamos o Diretor e eu existir. Mas, existindo, seria fundamental para uma boa medida que essa exigência fosse cumprida. Assim, não existiriam Vs nem Ds reais, e a determinação do que é felicidade deveria ser posta em relevância, para os que acreditam na existência dessa palavra.
Nunca se sabe se a palavra existe. Mas essa é uma lição para ensinar depois. Me entrego aos poucos. Estejam aqui para ouvir desta.
Agora, retornando. Isso significa que, qualquer coisa que fizéssemos seria inútil, pois não traria V nem D, de forma alguma. Aliás, não fazer nada também seria inútil. O que talvez simplesmente acabaria com o conceito de inútil, já que tanto faria. Utilidade seria outra palavra a ser riscada. Porque algo é útil se traz Vs ou evita Ds. Além do mais, não se sabe muito bem se evitar Ds seria uma V. Não se sabe nem se é necessária a questão da medida de V e D para essa pergunta.
Só um exemplo foi dado, mas pode-se arranjar muitos outros. Pense na D de um motorista que passa a ter uma confiança exacerbada em si devido à V de estar por um tempo sem tomar multas. Ou em qualquer caso de ter a V de usar algo em uma potência superior e depois ter a D depois de uma pequena queda do nível para muito tempo. Ou ainda, como a grande V de tomar antidepressivos traz a grande D da dependência e da D do caso de ficar sem. Além do mais, a grande D de sofrer quieto sem tomar calmantes dá a grande V de uma melhor resistência desenvolvida. E é possível achar muitos exemplos mais sem grandes esforços.
Não que os exemplos provem ou demonstrem. Nenhum número, nem infinito, de exemplos consegue provar alguma coisa. De forma alguma.
Mas o que está aí e o que vale é a idéia. Quem prestou atenção deve ter sentido que valeu a pena. E se você chegou até aqui, lendo ou ouvindo, e não prestou atenção no resto... talvez valha a pena voltar ao e reler tudo. Embora não garanto que isso seja uma V...

Nenhum comentário: