04 abril, 2008

conjecturas

Nesse post serão escritas muitas de minhas idéias. Elas não podem ser provadas, por um motivo que gostaria de tratar nesse mesmo post. Mas tenho alguns indícios, e acredito que elas sejam verdadeiras. Ou ao menos gostaria de discutir isso com alguma alma interessada. (Socorro, estou preso aqui...)

Primeiro: Não existe um nível supremo de lógica e verdade.
Isso quer dizer que o que a gente pode fazer é definir algumas coisas que achamos certo como regras de raciocínio. (Talvez elas não sejam de definir.) Por mais que tentemos estipular o que é lógica e como argumenta-se corretamente, essas estipulações não podem ser provadas.
(Procura-se alguém que prove o contrário. Parece-me que não dá, mas gosto de surpreender-me com a forma como o conhecimento é.)

Como este post foi deixado para ser terminado outro dia (justo o dia de hoje), se perderam as outras conjecturas que eu devo ter pensado em postar.

Um comentário:

Eli Vieira disse...

Hahaha...
Bem espirituoso.

De fato (ou de falso), não dá pra provar a Lógica pela própria Lógica.

Todo o conhecimento, em última análise, tem bases bem frouxas e está fundamentado ulteriormente em intuições inatas e inescrutáveis à razão.

Ou não.
Abraços! (ou socos...)