07 novembro, 2007

certezas sobre certezas

Será possível haver uma teoria máxima onde caibam as outras teorias? Falo disso porque a afirmação "Não podemos ter certeza de nada" (no sentido habitual da frase) pode se referir a ela mesma? Estaríamos impedidos de ter certeza de que não teríamos certeza de nada (sentido habitual), ou ela se referiria às outras? É como pensar se é verdade mesmo que toda regra tem exceção (isso seria uma regra?).
Não sei dizer isso muito bem, mas pode ser que possamos ter alguma certeza, sim. Aqui também podemos pensar que só serão certezas relativas, conclusões. Mas agora algo me diz que isso também seria uma certeza, de alguma forma. (Claro, será conforme a definição, nada mais e nada menos, mas podemos tentar definir as palavras para que o sentido coincida ou se pareça com o uso comum [isso pode ser uma armadilha, também... talvez fosse bom usar palavras novas].)
Tu te lembras quando escrevi que nada se conclui de verdade, que as verdades já estão embutidas nas coisas daonde vêm? Acho que esse blog já tratou de algumas coisas importantes, pena que não se dê valor aos posts mais antigos.

Nenhum comentário: