12 novembro, 2007

de artifícios de escrita

A gente pode se perguntar se tudo aquilo que seria desnecessário, como um estilo mais refinado e caracteres especiais nas frases (como palavras excessivamente pontuadas) além dos que seriam normalmente usados. Ou melhor, se "podemos" (no sentido de ser falso que não devemos não fazer) (1:) usar esses artifícios quando escrevemos. Será justo querer chamar a atenção a mais? Será justo (2:) querer parecer o que não se é? Acho que pode ser esse (2), sim, um motivo para o uso desses artifícios; se for, parece que não seria o mais certo fazer (1), porque já sabemos tão pouco e (3:) não devíamos querer parecer que sabemos mais usando de dispositivos "a mais". Parece que isso (3) confundiria-nos mais; será que o orgulho e o convencimento gerados por esse tipo de atitude textual compensam? Acho realmente que não, mas é a atitude de muitas outras pessoas. Talvez compense (como algo que podemos chamar de) localmente. Mas bem, ninguém se importará com os outros, mesmo... E é fácil cair em (o que podemos chamar de) um nível mais baixo de contentamento (considere que acho meus objetivos elevados, portanto).
(Houve ironia em algumas partes. Espero fazer um texto mais sincero e melhor digerível do que este [veja como tão facilmente surge uma ambigüidade!], algum dia, quem sabe quando eu souber justificar melhor algumas idéias minhas.)
(Pessoalmente, muito disso é um fracasso. Talvez se consiga fazer algo melhor do que tentar chegar a algo escrevendo textos, ainda mais quando se repete muito e ainda por cima há ambigüidades. Será que isso se relaciona ao fato de "mudarmos com o tempo"?)
Acho que podemos evitar querer destacar nossos textos, e que seria bom fazer isso. (Mas a quem importa isso, se não para mim? Sou muito fraco e dificilmente consigo sobrepujar algo.) Este é o resultado ao qual eu chego (chegaria), mas pouco importa.

3 comentários:

Thai disse...

Os números entre parêntesis (quem sabe tu possas dar um nome a eles, mas números, apenas, me parace já suficiente)... artifícios de escrita?

Thai disse...

*Parece (aham);

Fischer disse...

Não, não é essa a idéia. A idéia seria fazer a referência correta à idéia. Isso porque falamos que uma coisa implica outra por causa de uma terceira, apesar de a quarta. E achei que não ficava tão fácil entender. Achei que os números facilitassem; por isso os usei. Acho que eles não tentam enganar, fazendo algo parecer mais importante ou absoluto do que é.
Eu falo mesmo de frases incompletas. Ou usar pontos para palavras, como tu fazes.