03 março, 2009

Facilidade para cantar

Muitas vezes o que me atrai numa música é poder cantá-la. Tenho a impressão (que significa muito pouco) que alcanço o mesmo tom do Marcelo Camelo em Tudo Passa. Isso colabora para que eu ouça a música, que é tudo que o artista quer. (Por causa das consequências de aumentar a chance de gostar dele, ir num show, comprar um cd, ou simplesmente influenciar a cabeça das pessoas, a opinião pública, por que não?)
Acho que outras músicas têm efeitos parecidos em outras pessoas. E deve ser por isso que não gosto muito de algumas, como por exemplo algumas vocais. Por outro lado, quem sabe fazer deve valorizar, tentar imitar, e achar que sabe fazer igual (ou fazer mesmo, como vou julgar com meus parcos conhecimentos de tons musicais?).
Além do mais, as músicas mais populares geralmente são fáceis de cantar. Poeira, da Ivete Sangalo, por exemplo, é fácil de cantar (principalmente gritar o refrão no carnaval), e facilmente vai para todas as bocas do povo. Já as mais complicadas (como Construção, do Chico Buarque) não são tocadas em locais públicos (entenda-se festas e festivais). E ultimamente estou dando tanto valor para estas últimas...

Nenhum comentário: