22 setembro, 2007

da correção de textos

Não a dinâmica, e sim a estática! (Ainda me empolgo com algumas construções; ainda subirei como se fosse sarcófago.) Então, não o ato de corrigir, e sim a forma como se escreve.

Não acho que os maiores erros de português sejam os ortográficos. Tá certo que "mortandela" pode ser feio, mas erros semânticos (pode ser assim adjetivado? acho que chamarei assim até o fim do post, no mínimo) como "amar os outros como assim mesmo" são bem piores. Esses erros semânticos denotam maus compreensão e entendimento do que foi absorvido (para ser escrito numa "catástrofe", como talvez caracterizaria em uma aula uma professora de língua portuguesa), diferentes de erros como "esselência" (tá, esse foi meio pesadinho...), que são "enganos" de quem absolutamente não tem um conhecimento específico (tá certo que com o tempo se pega o padrão das palavras e o que são exceções, e são alguns exercícios de raciocínio e reconhecer padrões [preciso saber mais sobre isso, sobre alguns nomes; quem sabe sairá um post sobre isso]; ao menos julgo que foram bem proveitosas minhas aulas de português [ainda as terei? precisarei de novo, algum dia, mesmo que ainda não saiba?]). Exemplificando melhor, é esperado que demência tenha "c" e não "s" mas não é fácil decidir se húmus deveria ter "h" ou não (ao menos ainda não descobri uma regra muito boa para isso). Assim, não é legal ficar comentando sobre erros ortográficos de outros; agora, é bom falar para a pessoa para que ela se corrija e aprenda.
Sobre os erros de conjugação, como "nós foi", acho que estão ficando mais raros e mais difícies de serem percebidos. Geralmente ocorrem mais na fala e em sentenças longas (é importante, leitor, ter a frase por inteiro na sua cabeça para saber lidar com ela de todas as formas [expanda sua memória de acesso randômico! {na verdade não somos computadores e não acho que funcionamos num sistema binário, já que somos baseados mais em quimiotrasmissores e não circuitos elétricos, mas quis fazer a comparação para que se entenda o que quis dizer}]). É comum acontecerem quando se quer fazer uma frase vazia; para isso se emendam palavras sem que as orações estejam amarradas (em algum contexto, talvez sem oração principal); então vamos tentar dizer alguma coisa em vez de citar objetivos, porquês e circunstâncias!
Acho que ler e escrever facilitam uma escrita correta. Mas o que mais importa mesmo é que tenha sentido. Não queira fazer coisas mais sofisticadas, a menos que seja natural e "emane" de você. (Ao menos é o que acho.) Não é algo que se aprenda querendo, parece que é uma compreensão espontânea e uma visão da uma estrutura mais geral do que escreve. (Talvez ter familiaridade com idéias expressas de forma matemática ou lógica facilite, ou mesmo um bom raciocínio abstrato [se é assim que chamam {isso terá um post no seu tempo}].)

Nenhum comentário: