14 setembro, 2007

juízos de valor e outros

Pode parecer somente uma impressão, ou até um preconceito, mas uma pessoa segurando um cigarro na mão realmente dá idéia de ser mais fraca. (Decerto porque se submete a um cilindro tão malcheiroso.) E pior que qualquer pessoa (qualquer tipo de pessoa, ou estereótipo, ou sei lá [ão achei tão boa essa]) pode apresentar-se com um cigarro na mão (entre os dedos, ainda!). Cada coisa que há, que não devíamos nos surpreender.
Pra fechar: a melhor palavra que encontrei a impressão de alguém com foi débil.

Quando alguém faz uma afirmação pelo modo como é tratado não precisa necessariamente receber uma resposta hostil. Afinal, é somente uma constatação, e não uma afirmação de que não deveria ser assim. Assim, tentemos analisar o que é dito sem se deixar levar muito pela sugestão (isso só se quiser... afinal, conselhos não precisam estar aqui).

Acho que não conta como argumento em alguma discussão sobre um assunto humano perguntar o que é algo. Deve ser falta do que dizer. Não que não seja interessante pensar sobre isso, mas acho que devemos tentar discutir coisas com calma sem perguntas diretamente direcionadas. Por que falo isso? Não sei.

Existem coisas que não dizem tanto. Por exemplo, não se separa com vírgula sujeito de verbo. Mnemônico, talvez, mas não é tanto por si mesmo seu valor. Não se separa sujeito do verbo por serem sujeito e verbo: isso que se quer dizer.
Parece sutileza de língua, mas está num domínio lógico (com algum esforço suprimi "matemático").

3 comentários:

Thai disse...

Acho que já ouvi alguém dizer (ou escrever, quem sabe) que "o cigarro é a pior das drogas". E poderia, sem muito esforço, concordar com a afirmação (eu não disse que concordo, apenas que poderia concordar). A pior das drogas para os que não a usam, isso sim. A que causa mais danos (para com a "saúde"), e mais desagrada os não usuários. E sobre a "impressão" de serem -os fumantes- mais fracos: olha, guri, se por preceitos assim fôssemos, seríamos todos tão fracos a ponto de desabarmos (quase que instantâneamente) ao chão e lá ficarmos.

Por que não começas o terceiro parágrafo com "Thaiani,"? =] Eu sou descartável. Me jogue no lixo e passe no Mac Donalds mais próximo. (Sou vegetariana, mas devo ter sido fabricada num desses lugares carnívoros e (tão) comerciais assim);

Quer tomar uma limonada?

Fischer disse...

Pode ser mesmo, acho que realmente parecemos fracos com nossas constituição passageira de humanos. Acho que somos mesmo... mas é que escrevi porque me parecia tão debilitante usar de um cigarro como se nada estivesse acontecendo.

Fico "feliz" que tenha achado utilidade no terceiro parágrafo. Como escrevi daqui a dois posts, tente aplicar o que sabe em como age. (Falo isso supondo que queremos fazer algumas coisas recomendáveis; isso pode ser questionado em vários pontos.)

Thai disse...

Aham, ehem.

Não respondeu se quer tomar a limonada. Tudo bem, o gelo já derreteu.