18 outubro, 2007

as quatro estações: uma postagem composta

O que é certo e errado varia não só de cultura para cultura como de humano a humano! Então eu posso achar nojento ou vergonhoso fazer algo em público, enquanto outras pessoas fazem isso sem que haja um mínimo peso na consciência.
Um exemplo seria com os animais. Os indianos acham absurdo fazer mal a uma vaca (parece que seria a "última encarnação" de um ser), enquanto quase todo os ocidentais não vêem problemas em comer churrasco (desde que não se saiba de maus tratos com animais [e para não saber pode se tentar esquecer ou ignorar]). E há alguns que não acham justo comer carne de algum animal.
Ainda assim não sei se toda noção de o que deve ser feito é relativa. Importa que se deve tomar algum cuidado com as críticas às atitudes dos outros. Mas não muito, já que disfarçar e mentir para si mesmo pode ser um mal "universal".

Talvez eu que conviva com as pessoas erradas, mas parece que o emprego tem a única utilidade de lhes dar sustento. O que se quer é um trabalho tranqüilo, não um trabalho desafiador. Não acho que essa seja uma postura muito boa - apesar de agora ter cada vez mais consciência de que todas as pessoas existem e são pessoas isoladamente. (Bem, isso pode ser uma coincidência. Mas qualquer pessoa pode parecer "menos" [ou melhor, os outros a julgarem menos] ao se misturar com as outras numa parada de ônibus. Mesmo alguém que tenha grandes títulos públicos e reconhecíveis tem algumas necessidades.)

Acho que "casais" não devem elaborar programas somente para que "continuem juntos". Não me parece muito certo. Se só se suportam e acham que qualquer pessoa do sexo oposto serviria (bem, coisas parecidas ocorrem com muitas pessoas - mas eu absolutamente não penso assim), não vale a pena tentar nada. Mas como tentam, pode ser que valha a pena, já que é o que acontece (sabe a seleção natural? O que perdura é mais adaptado, assim como os mais adaptados sobrevivem).

Outra coisa sobre "casais": parece que muitas coisas são feitas comercialmente para eles. É desenvolvido um ambiente para isso, embora me pareça muito tosco. Os tratos são diferentes; parece que é só para arrancar dinheiro facilmente, sem muita oposição. (Aliás, não gosto muito dessas atividades de restaurantes ou bares "românticos.)
Não quero formar casal com alguém. Nem que me tratem como se eu fosse parte consituinte de um quando for utilizar algum serviço.

Nenhum comentário: