10 outubro, 2007

do tráfico de drogas

Independente dos efeitos nocivos (biologicamente falando) das drogas ilícitas, e de qualquer efeito positivo que possam ter e que alguns cientistas ou institutos querem provar ter (fortemente divulgados por revistas que se pretendem jovens [como está a revista Super Interessante há alguns anos]), a venda de drogas (tenha certeza de que não são caseiras, nem plantadas em um sistema de agricultura familiar) fomentam o tráfico. Parece óbvio, mas é por causa desse dinheiro que se compram armas e se matam pessoas e se fomenta a violência (e o terror!). Assim, não devemos estar alheios e nos "retirar" (no sentido de arranjar uma desculpa para dizer que não é problema seu, dito de uma maneira mais clara) do assunto (como é comum) dizendo que cada um é livre para fazer o que quiser. Ora, pra começar, isso nem é verdadeiro. Ninguém "gostaria de ser morto" por alguém (que tem a permissão para fazer o que quiser). Em geral, é comum ignorar pequenos efeitos, como se fossem inócuos - como se furar uma fila não aumentasse o tempo de espera dos outros, exatamente o que foi poupado pela pessoa que furou, para ficar num exemplo fácil de entender, e somente dar atenção para ações explícitas (ferir alguém é explícito, atormentar não é). As ações indiretas (como dar dinheiro aos traficantes) também trazem conseqüências (em um modelo em que se possa falar delas), e elas também são sentidas, e não há motivo para ignorá-las.
Em geral, atos estúpidos que parecem isolados podem afetar a vida de pessoas distantes de uma forma ou outra. Aqui pode ser bom lembrar que isso se aplica à poluição (todos os tipos, como sonora que pode ter [sem que se saiba] como conseqüência um compositor que não escreveu uma música e não pôde levar suas idéias adiante, ou o papel "que faltava" para tapar o bueiro e evitar o escoamento da água das chuvas, ou a fumacinha que desmanchou moléculas de ozônio e trouxe alguns segundos a menos na vida de muitas pessoas [não que seja exatamente assim, mas se pensarmos em efeitos as ações indiretas também são influentes, talvez até mais que as explícitas, e com certeza são mais subestimadas]).

Nota: A idéia motivadora da postagem, de que é influente um usuário em drogas e não adianta nos manifestarmos "liberais", não é originalmente minha. Ouvi da Thai recentemente e achei que merecia um post suporte.

3 comentários:

Thai disse...

Meu nome foi citado num blog! \0/

Bem, mas é isso mesmo. Quem usa drogas (no caso, ilícitas) financia o tráfico, o crime, e a morte de algumas pessoas (que são muitas, ao contrário do que se imagina).
Temos liberdade para escolher (o que quisermos), mas precisamos ter consciência das conseqüencias que surgem a partir de qualquer escolha.

Fischer disse...

Verdade que não precisaria muito, porque agora todo mundo resolveu falar de um filme (Tropa de elite) que aborda isso.
Foi algo interessante de se propor e dizer, que eu não cheguei sozinho em um razoável tempo como blogueiro, e acho que a citação se justifica, se bem que se você falou isso depois de ver o filme então não tem muita validade...

(Às vezes se escreve coisas feias, em outros Estados... E se eu fosse claro teria que arcar com a culpa de um grande aborrecimento [mas poderia valer a pena!].)

Anônimo disse...

É, eu poderia ter dito aquilo simplesmente por ter visto o filme e absorvido a idéia. Mas eu vi o filme depois...