01 outubro, 2007

sobre investimentos em saúde

Tá certo que o dinheiro arrecadado não é bem investido, que cada vez ouvimos mais notícias sobre desvios do dinheiro do CPMF (para dizer o mais recente e mais marcante), mas vamos imaginar o que poderíamos fazer de melhor.
Acho que seria melhor investir em hospitais que tratassem de doenças mais básicas do que gastar dinheiro (que é muito dinheiro) fabricando e inventando pequenas melhorias para alguns medicamentos que não atingem toda a população (tá, eu sei que é pelo retorno [isso sem falar nos produtos de beleza...], mas deixe-me escrever [mas leia outra coisa, se quiser]). Não que não seja importante, talvez seja "bom para o futuro" (estou argumentando quanto a fazer investimentos promissores? Julgue), mas acho que ao menos deveria ser garantida a saúde básica (e isso começa por saneamento básico). Acho que seria muito mais útil cuidar para que as pessoas pudessem ser atendidas nos hospitais (na verdade, meu posto até que é privilegiado quanto a isso), e também quem sabe montar redes de esgotos [e de água também, dizem que há tantos que não dispõem de água potável]). Não precisa ser nada maciço em pouco tempo, nada faraônico (e nada muito eleitoreiro), mas sim dar uma atenção também a esses aspectos.

Nenhum comentário: