09 outubro, 2007

razão única

Acho que já escrevi, mas... vou escrever de novo!
Pode ser que somente eu seja um ser "racional" - e por mais que os outros humanos pareçam agir como ajo e nas suas falas comunicam dúvidas e indecisões que também ocorrem a mim, pode ser ainda que somente eu pense de verdade. O resto que acontece e que parece consciência pode ser somente enganação.

Não tenho a mínima idéia de por que motivo existe consciência.
(Ou melhor, imagino que não foi por causa de nenhum ser "oniconsciente" de cuja consciência não poderemos desconfiar a origem.)
Esse é um grande mistério!

Um comentário:

Ivo La Puma disse...

Não sei por que, mas este post me fez lembrar do conto "O Alienista", do Machadão... (brincadeirinha, rs...)

Eu também não tenho idéia do porquê existir consciência, nem do para quê. Aliás, por que existir, se no fim, não vai mais existir?

O diabo é que, além da consciência, os homens temos a capacidade de criar. E é isso que eu entendo como "ser à imagem e semelhança de Deus", como está dito na Bíblia. Eu confesso que ainda sou um homem cindido, eu creio em Deus, mas faço muita força para desacreditar... Afinal, sou homem, sou fraco, cometo erros.

O que vc sente quando cria algo? Eu me sinto muito bem!

Abraços!