01 outubro, 2007

a vida como ela é

Dizem para aceitar a vida como ela é, mas... como ela é? Talvez se devesse dizer comente para aceitar a vida, se quiséssemos dar o mesmo significado à frase. Mas verdade que ninguém segue nem se importa muito com isso na prática, porque as pessoas estão freqüentemente buscando algo para si
Se alguém estiver magoada com alguma pessoa (que senso comum! mas já desfaço isso, que é o ponto central) e ouvir que deve aceitar a vida (seria um consolo, ou imagino coisas muito erradas) pode até se animar e esquecer um pouco da mágoa. Mas e se estamos infelizes com os rumos da política ou da economia (como se somente isso fosse deficiente no país em que vivo), devemos aceitar a vida como ela é? Não! Acho que essa frase pode ser usada para alguém se acomodar (para se acomodar muitas falsidades são aceitas, como sabemos quando não queremos fazer alguma coisa [ou não se devia assumir isso, na esperança de que as pessoas quem sabe achassem anormal e evitassem fazê-lo?]), e também para acomodar os outros sobre algo que deveria deixá-lo alerta e atento. (Agora me veio à cabeça a frase da ministra Marta Suplicy sobre a crise aérea.)
Então é melhor não aceitar a vida como ela é. E também ninguém faz isso. De qualquer forma, devemos tentar o que queremos, o que acontece automaticamente sem ninguém ter de escrever.

Nenhum comentário: