24 outubro, 2007

do povo humano

Faz de conta que existem coisas extraordinárias, como vidas em outros planetas podendo interagir com o nosso planeta. Se um dia "descerem" extraterrestres muito mais fortes tentando furtar algo que a Terra tem do que os seres humanos e começarem a extingüir os africanos (por terem pousado lá) talvez o resto do mundo não se revolte tanto como se revoltaria se começassem atacando a Europa. Falo isso porque em Dragon Ball quando Freeza e seus companheiros chegaram em Namek em busca das esferas do dragão eles foram hostilizados e odiados (estavam matando namekuseijins e estragando vilas). O povo (se bem que o planeta era bem menor e não havia duas centenas de namekuseijins) era unido e defenderiam-se como poderiam (infelizmente eles não podiam fazer nada...), e havia um sentimento de união, de irmandade entre eles. Acho que a humanidade não é exatamente assim. Talvez isso (de considerar um humano qualquer um irmão, um aliado, um semelhante ['semelhante' se encaixa bem]) só houve em pequenos grupos (sendo perdido ou não) ou talvez isso só aconteça em séries de mangás, uma idealização que só acontece em mentes.

Acho que muito se perde como o egoísmo. Acho que se todos pensassem no bem comum e geral haveria um índice que poderia se chamar indicador de felicidade e que seria bem maior do que com todas as pessoas tendo que se protegerem das outras, esquecendo de fazer bons atos por desconfiança ao próximo (que se tornou necessária). Mas acho que não é possível implantar algo muito bom como um comunismo idealizado por Thomas More (no livro Utopia), nem algo que chegue perto. Talvez haja algo egoísta muito mais forte do que poderíamos combater muito bem com a razão. Mas eu ainda espero que as condições de vida melhorem, um dia. (E isso seria mais fácil se não fosse preciso gastar dinheiro reparando danos causados por drogas e crimes.)
Se pudéssemos "pausar" tudo para no instante seguinte distribuir muito bem a renda (e também as oportunidades, embora isso seja bem mais difícil de quantificar) talvez poderíamos ver uma sociedade mais justa. Só que não creio que se possa "frear" (ó, agora vamos parar de enriquecer até todo mundo chegar no mesmo nível), mesmo que isso pareça vantajoso a longo prazo para toda a humanidade. (Na verdade, pode não ser... há competição por alimentos e espaço; somos uma espécie e somos efêmeros...)

Nenhum comentário: