06 outubro, 2007

de improbabilidades

As coisas óbvias precisam ser ditas, repetidas. Isso para que não caiamos em mentiras maiores que se acumulam, se fortalecem e depois precisam ser desfeitas (e serem desfeitas enquanto se crêem verdadeiras).

Parece que alguém conseguiu dizer um número para a chance de o universo ter surgido ao acaso e ter evoluído ao acaso para ao acaso chegar ao "mundo de hoje". Era menor que 1 chance em 10 em uma potência bem grande, digamos N. Ok! (Na verdade é besteira [por motivos que não falei nesse post mas permeia muitos dos anteriores e espero que dos posteriores], mas podemos provar supondo que é verdade e chegando a uma contradição.)
Alguém disse que então chegarmos ao mundo hoje e as seres que hoje o habitam não seria só impossível, seria "mais que impossível". Então esse alguém conseguiu dizer uma verdade mentindo: realmente, se a chance é pequena, é claro que é maior que zero. =]
Um fato que se deve saber para evitar dizer merda (é, merda mesmo) quando não se sabe das coisas: probabilidade 0 não é o mesmo que impossibilidade. E probabilidade 10 na potência -N indica um acontecimento mais que impossível, realmente, e sem dúvida.

Aliás, acho que vou explicar de outra forma.
Pegue alguns sorteios da Mega-Sena (para não dizer que fiquei jogando os dados que tenho aqui em casa). Digamos dez. (A chance de se ganhar na Mega-Sena é menor que 10 na potência -7.) Então a chance de terem acontecido justo esses sorteios (os que aconteceram!) seria menor que 10 na -70. E então vamos concluir que é impossível que eles tenham acontecido?
E por isso também falei que era besteira. Não se contam dessa forma as chances de um "universo"! Ao menos com o que sabemos.

O blog Tetrapharmakos In Vitro, que adicionei nos links à direita, tem muito mais conteúdo sobre argumentos dessa natureza, pseudociência, mitos, ciência e religião do que já apresentei aqui. Grande "trabalho" (esse blog me poupou).

Nenhum comentário: